UNEB sedia congressos de pesquisadores negros que celebram 190 anos da Revolta dos Malês: dias 3 a 7/11
Os eventos trazem como tema”Malês, 190 anos: legado ancestral e a continuidade das lutas“, com expectativa de reunirem dois mil participantes, consolidando-se como espaços de fortalecimento da ciência e da produção de conhecimento negro no Brasil.
“Celebrar os 190 anos da Revolta dos Malês é reafirmar a luta histórica do povo negro pela liberdade e destacar as conquistas e desafios que ainda estão diante de nós – nas universidades, na política, na economia e na cultura”, afirma a professora da UNEB Irenilza Oliveira, integrante da Associação de Pesquisadores(as) Negros(as) da Bahia (APNB) e da equipe organizadora dos eventos.
Cerca de mil trabalhos serão apresentados e discutidos em conferências, simpósios temáticos, minicursos e oficinas, a partir de uma perspectiva multidisciplinar. A programação contará também com rodas de conversa, apresentações artísticas e lançamentos de livros.
Realização da APNB, da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) e do Centro de Estudos Africanos e da Diáspora Africana nas Américas (AfroUneb), os eventos contam com o apoio da UNEB, por meio por meio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf), do Centro de Estudos dos Povos Afro-Indígenas Americanos da UNEB (Cepaia), do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR) e da Seção Sindical dos Docentes da universidade (Aduneb), além da parceria da Secretaria estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), entre outras organizações.
Informações: @copenenordeste.abpn (IG) e email apnb2008@gmail.com.
UNEB
26.10.2025
Texto: Leandro Pessoa/Ascom. Imagem: divulgação.
