Canela Fina lança clipe que estimula empatia e autoconfiança nas crianças
Grupo referência em música infantil lança animação 3D da canção Trem Menor e celebra trajetória marcada por educação musical e afetividade
O grupo Canela Fina, referência em música infantil e educação musical, lança no mês das crianças o videoclipe da música “Trem Menor”, que mistura a cadência do xote nordestino com uma narrativa poética e lúdica através de uma animação em 3D. A animação busca estimular reflexões sobre autoestima, empatia e autonomia em uma linguagem acessível para os pequenos. O clipe já está disponível no canal do youtube.com/@grupocanelafina.
O clipe conta a história de um trem menor que se perde do maior e, no caminho, encontra dentro de si a força para seguir adiante. Cada vagão é retratado como um universo diferente, enigmático, poderoso e apesar de autônomos, conectados entre si, revelando que, mesmo diante das dificuldades, carregamos em nós os recursos necessários para continuarmos nosso caminho. A animação é assinada por Chico Preta
“A música busca transmitir a mensagem que carregamos dentro de nós muitos vagões a serem descobertos. Quando o trem enfrenta um problema e para, várias chamas que habitam os vagões aparecem e saem em busca da resolução do problema. O trem menor que achava estar sozinho e perdido, na verdade não estava. Carregava dentro dele a ajuda que precisava”, afirma Carla Suzart, integrante do grupo.
O clipe chega num momento de celebração dos 15 anos do grupo. Mais do que entreter, o Canela Fina constrói uma relação afetiva com famílias e educadores. As canções da banda fazem parte de momentos do dia a dia das crianças, da hora do banho ao brincar, do almoço à escovação dos dentes.
Educadores também utilizam o repertório em sala de aula, reforçando habilidades essenciais como socialização, fala, coordenação motora, atenção e sensibilidade.
“Cada vez mais as crianças precisam de estímulos interativos educativos que trabalhem os valores e os desenvolvimentos que um ser humano precisa, com leveza, afetividade, naturalidade e diversão. Essa é a missão do Canela Fina. Cada família, cada rostinho, cada pessoa que pudemos tocar com nossas músicas nos motiva a seguir firmes nesse caminho”, destaca Kamile Levek.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Acompanhe em:
Instagram: @grupocanelafina_
Youtube:youtube.com/@grupocanelafina
Spotify: Grupo Canela Fina
27.10.2025
