Recital In Vivo com Nívia Maria Vasconcellos e Mariana Paim, no Miss Brown Café


No dia 15 de dezembro, às 18h, o Miss Brown Café será palco do Recital In Vivo, um evento protagonizado pela poesia, que mistura literatura, música e muitos encontros.

Com a proposta de realizar uma série de leituras/declamações de poemas de autoria das escritoras baianas Nívia Maria Vasconcellos e Mariana Paim, o “Recital In Vivo” desenhará um percurso em meio à produção poética das autoras, a partir de algumas das suas confluências e ressonâncias. Passeando por temas comuns, mas dizendo também dos seus diferentes processos de produção, Nívia e Mariana dão voz aos seus poemas e conversam também sobre a sua relação com a leitura, a escrita e algumas das questões do nosso tempo. Além disso, trazem à cena poemas de outras vozes com as quais dialogam. Dessa forma, o recital acaba revelando muito do processo criativo de ambas e sendo um convite e incitação à composição literária.

A noite começa com um pocket show da cantora e compositora Dayane Sampaio. No final, o público terá a oportunidade de participar do microfone aberto, compartilhando seus próprios poemas, fazendo perguntas ou contribuindo de outras formas criativas.

O evento é um convite à apreciação artística e ao diálogo, destacando-se como uma celebração da poesia, realçando também a beleza da amizade.

Compartilhe e Participe!

Onde: Miss Brown Café – Rua Barão do Rio Branco, 290, Bairro Serraria Brasil, Feira de Santana
Quando: 15 de dezembro
Horário: 18h
Entrada: R$ 10,00


Sobre as poetas:

Mariana Paim é poeta, professora, pesquisadora, militante feminista e atua na produção de projetos artísticos que visibilizam e disseminam o protagonismo das mulheres nas artes. Publicou os livros serei_as: ou ensaio de um mergulho no âncora (edição independente, 2019), Lugar comum (urutau, 2021, Prêmio Mix Literário) e trópicos (Andarilha Edições, 2023), em parceria com a fotógrafa Ana Reis.

Nívia Maria Vasconcellos atua como poeta, ficcionista, letrista, declamadora e produtora cultural. Realiza também oficinas de declamação e escrita literária. Publicou, entre outros, os livros Escondedouro do amor (Prêmio CDL de Literatura 2008-FSA), A paixão dos suicidas (Selo João Ubaldo Ribeiro – Ano II/FGM-SSA), Cãibra de Nó (Prêmio Jorge Portugal/Funceb 2020) e OCORPOÉUMAFOTONOESCURO (Patuá, 2023). Lançou o álbum A Vênus de Willendorf com o grupo Mousikê com o qual realiza apresentações literomusicais. Realiza performances poéticas e faz parte grupo Mousikê em que realiza performances literomusicais. Já organizou e produziu diversos eventos literários e artísticos em geral, entre os quais: o Sarau do Vagão, o Sarau do Littera, o Sarau da Unef, Quintas Versadas e Stand up poetry. Atua também como crítica literária, foi jurada do Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Fundação Biblioteca Nacional e é doutora em Letras (UFBA) e realiza pesquisa sobre poesia brasileira contemporânea, autoria, campo literário, escrita e oralidade.

Fotos: Ana Reis
Publicado em 02.12.2024