Websérie sobre comunidade Catana, em Água Fria, será lançada nesta sexta-feira
O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal
O primeiro episódio da websérie “Calango Tião: entre o Ponto e Catana Velho” será lançado nesta sexta-feira (26), às 18h, através do canal oficial do projeto no Youtube (https://www.youtube.com/@CalangoTiao). A produção conta com uma trilha sonora (EP) interpretada pelo grupo Calango Tião e cinco vídeos com imagens da região do Catana Novo (Ponto) e Catana Velho, no município de Água Fria.
O projeto faz referência à casa de Dona Zeilda e Seu Vavá, localizada exatamente entre o Catana Novo (Ponto) e Catana Velho, duas pequenas praças desta comunidade em Água Fria. O primeiro episódio tem como título “Lembranças de Maria”, uma senhora cantarolava belas canções enquanto raspava mandioca na casa de farinha de seu Vavá e dona Zéilda.
Lembranças de Maria - sexta-feira (26), às 18h - https://youtu.be/Fkv1v6krjIo
O trem e o solo de pai - sábado (27), às 14h - https://youtu.be/723hVlpuORE
Samba da Barra - sábado (27), às 18h - https://youtu.be/uZfEEfEQygY
Chora viola - domingo (28), às 16h - https://youtu.be/K5Oib1QYWPg
Peixe Piau é nadador - domingo (28), às 20h - https://youtu.be/OMNf0QdQKzg
Os demais episódios serão lançados no mesmo final de semana, trazendo vivências, experiências e memórias da comunidade Catana. “O trem e o solo de pai”, uma produção com imagens impregnadas de paisagens capturadas entre o Ponto e o Catana Velho, destacando a presença do trem que mantém a sua rotina nesta região. No mesmo dia, ou seja, sábado (27), será lançado o episódio “Samba da Barra”, que faz referência à feira da Barra, conhecida como feira livre que ocorre todos os domingos, no principal bairro da cidade de Água Fria.
No domingo (28), os dois últimos episódios serão compartilhados para o mundo. “Chora viola”, com imagens nostálgicas e simbólicas sobre trabalhadores e trabalhadoras aguafrienses; e, por fim, “Peixe Piau é nadador”, uma série de imagens sobre os tanques, açudes e diferentes olhares acerca da importância da preservação das memórias para essa comunidade, flertando entre o imaginário local e a casa de Dona Zeilda e Seu Vavá, símbolo daquele “ponto” que impulsionou este projeto.
O projeto tem como diretor e proponente o jornalista e músico Cid Fiuza, que nasceu nessa comunidade e também faz parte do grupo Calango Tião. “Todo o trabalho foi feito com muito carinho e esmero, com imagens de muito valor para essa comunidade, sobretudo, para quem teve o privilégio ser do Catana, com significados e sentidos imensuráveis. Estou muito feliz com o resultado. Na oportunidade, gostaria de agradecer todas as pessoas envolvidas, de forma direta e indiretamente. Vida longa às riquezas da Bahia. Espero que outras comunidades baianas tenham a mesma oportunidade!”, agradeceu.
Ficha Técnica:
Direção: Cid Fiuza
Produção Executiva: Ananda Oliveira
Direção de Fotografia: Ana Reis
Imagens: Ana Reis e Jaime Sampaio
Roteiro: Cid Fiuza, Ana Reis e Jaime Sampaio
Coloração: Daniel Dourado
Coordenação de comunicação: Dalila Santos
Designer gráfico: Doof Comunicação
Direção Musical e Percussões: Bel da Bonita
Música - Lembranças de Maria: Cid Fiuza e Bel da Bonita
Captação de áudio, mixagem, masterização e baixo: Anselmo Roberto (Estúdio Via Sonora)
Sanfona, piano elétrico e flauta: Rogério Ferrer
Guitarra e guitalele: Cid Fiuza
Vozes: Ene, Ney, Hildo, Cid, Ronny, Déa, Grazi, Débora, Sophia e Letícia Peixinho
Participações especiais: Reizinho Fiuza, com a sanfona em “Peixe Piau é nadador - Nanda Lins com voz na canção “O trem e o solo de pai”; e Nêgo de Dedé e Arnaldo de Nêna em “Lembraças de Maria”.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Ascom do projeto
Fotos: Ana Reis
Públicado em 25.07.2024