Academia de Letras da Bahia promove 2ª edição do Curso Culturas Baianas


A Academia de Letras da Bahia realizará a 2ª edição do Curso Culturas Baianas, com o tema “culturas baianas em movimento”. O curso acontecerá, gratuitamente, nos próximos dias 19 e 20 através da plataforma YouTube, no canal da ALB, das 17 às 19 horas, com emissão de certificados de 4h.


Sob coordenação da Dra. Edilene Matos, professora da Universidade Federal da Bahia e atual vice-presidente da Academia de Letras da Bahia, o Curso Culturas Baianas convida professores e pesquisadores da área multidisciplinar em cultura e sociedade, para discutirem sobre os temas aprofundados em suas pesquisas acadêmicas.


A primeira edição, ocorrida em outubro de 2021, versou sobre as “formas poéticas de criação” e provocou reflexões sobre cultura, arte, memória e transgressão na Bahia. Para esta segunda edição, o Curso Culturas Baianas se propõe a traçar um diálogo sobre os temas que movimentam as culturas na Bahia e que ocupam o centro das discussões nos estudos culturais contemporâneos, a saber:


A primeira mesa, dia 19 de abril, contará com a presença da professora Dra. Carol Fantinel e das doutorandas e professoras Gina Reis e Vanhise Ribeiro, que versarão sobre as transversalidades culturais presentes nas Festas, na Moda e nas Tradições na Bahia, respectivamente.


A segunda mesa, dia 20 de abril, será focada na atualidade dos debates culturais e políticas públicas, que tocam os Povos Indígenas, a Juventude Negra e o Movimento LGBTQIAP+, conduzidos pela professora Dra. Nathalie Pavelic, acompanhada da Esp. Rutian Pataxó e pelas professoras doutorandas Geise Oliveira e Meg Silva.


O Curso Culturas Baianas é uma realização da Academia de Letras da Bahia, e conta com o apoio da plataforma IHAC:\Digital da Universidade Federal da Bahia e apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.


Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura em articulação com as Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, geralmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. Modelo de referência para outros estados da federação, o FCBA está estruturado em quatro linhas de apoio: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Cultural; Fomento Setorial.


Serviço

Curso Culturas Baianas: culturas em movimento
Quando: 19 e 20/04/22, das 17h às 19h
youtube.academiadeletrasdabahia.org.br
Gratuito (com emissão de certificado 4h)