Raimundo Sodré inicia programação de shows do PAMBA Difusão Amplificada em Salvador

Raimundo Sodré inicia programação de shows do PAMBA Difusão Amplificada em Salvador
Nos próximos cinco meses (agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro/2025), a Fundação Cultural do Estado (FUNCEB), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa), retomará o Panorama da Música da Bahia, conhecido como PAMBA.
Além de participação de artistas que integram o Catálogo PAMBA em Festivais de Música no interior do estado, a Fundação, em parceria com o IRDEB, realizará shows no Cineteatro 2 de Julho (Federação), começando dia 21 de agosto, às 20h, com o cantor Raymundo Sodré.
Compositor, cantor, instrumentista e guardião de um Brasil profundo, Raymundo Sodré é um dos nomes mais autênticos da música brasileira. Nascido em Ipirá, no sertão baiano, e forjado entre o batuque dos terreiros angola, as feiras do Recôncavo e as festas populares de interior, Sodré construiu uma carreira que honra e atualiza as matrizes afro-baianas com vigor criativo e fidelidade à tradição.
Foi com esse espírito que encantou o país no Festival MPB 80, ao interpretar “A Massa”, parceria com Jorge Portugal, que se tornou hino nacional e lhe rendeu disco de ouro. Desde então, consolidou uma obra marcada pela percussão ancestral, pela cadência do samba-de-roda e pela força narrativa das chulas, gênero que é sua marca e missão.
Agora, Raymundo Sodré retorna aos palcos com o espetáculo “O samba-chula da Bahia”, uma experiência musical que mergulha nas raízes do samba rural e transforma memória em presença. No palco, voz, violão, viola, sanfona, percussões, coro e palmas formam uma roda viva que celebra a musicalidade popular com sofisticação e alma. O repertório une composições autorais e parcerias do gênero, reafirmando a potência do samba-chula como expressão cultural de identidade, resistência e beleza.
Programação
De agosto a dezembro de 2025, o PAMBA Difusão Amplificada vai destacar a diversidade dos gêneros musicais locais e estimular a criação, produção e consumo da música autoral baiana. Com a ampliação, o projeto visa difundir ainda mais as cenas contemporâneas da música local, já tendo levado alguns dos artistas e grupos contemplados a outras localidades no estado e no país, a exemplo da SIM São Paulo, um dos mais relevantes eventos do setor musical da América Latina.
No Cineteatro Dois de Julho, serão realizados ainda shows com artistas: Joana Terra (11/09), Africania (09/10), A Trupe Poligodélica (13/11) e Fogo Pagô (11/12). No local, o Catálogo PAMBA será distribuído em estande, fomentando o contato com formadores de opinião e profissionais em trânsito.
Difusão Amplificada
O PAMBA Difusão Amplificada é uma iniciativa estruturante que visa fortalecer a programação de festivais musicais já existentes e consolidados no cenário baiano, gerando um impulso para toda a cadeia produtiva da música. A difusão reconhece o impacto econômico da música como componente da economia criativa, fomentando o empreendedorismo cultural, a profissionalização do setor e o desenvolvimento econômico do estado.
Com estratégias de democratização e acessibilidade, o PAMBA leva a música baiana a diferentes públicos e territórios, com programações que garantem o acesso à cultura para diversas camadas da população, incluindo comunidades do interior do estado. Iniciado em 2023, projeto teve uma programação composta por atividades formativas e uma mostra musical com shows em Salvador, de 40 artistas e grupos musicais da capital e interior, selecionados por curadoria especializada a partir de chamada pública.
SERVIÇO – Estreia
O quê: PAMBA Difusão Amplificada
Com: Raymundo Sodré
Quando: 21 de agosto (quinta-feira), às 20h
Onde: Cineteatro 2 de Julho (IRDEB)
Ingressos: R$ 5 (inteira) | R$ 2,50 (meia)
Funceb
Publicado em 11.08.2025