10ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger contempla registros afrodiaspóricos
Categoria ‘Ancestralidades e Representações’ aborda a fotografia enquanto possibilidade de registro e interpretação da cultura negra e afrodiaspórica
Com um olhar específico que aborde o registro enquanto interpretação dos aspectos relacionais, comunitários, familiares, sociais e culturais, sobretudo acerca da cultura negra e afrodiaspórica, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult/Ba), apresenta a categoria ‘Ancestralidades e Representações’ na 10ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger.
Fotógrafos profissionais e amadores de todo o território nacional interessados (as) poderão se inscrever até o dia 17 de agosto de 2025 no site da Funceb. Ao todo, serão contemplados quatro ensaios fotográficos no valor de R$ 30 mil. Entre os ‘Destaques’, está a categoria Ancestralidades e Representações, além de Questões Históricas e Livre Temática e Técnica.
"A categoria ‘Ancestralidades e Representações’ foi criada a partir da edição de 2013, com base em uma reivindicação de agentes do campo da fotografia na Bahia. A mudança alinhou ainda mais o projeto à visão de Pierre Fatumbi Verger, homenageado que empresta nome ao Prêmio. Babalaô, foi importante propagador da cultura negra e afrodiaspórica através da fotografia e, de modo mais amplo, no campo científico e cultural”, explicou o coordenador de Artes Visuais da Funceb, Uriel Bezerra.
Dos quatro ensaios indicados como ‘Destaque’ pela Comissão de Seleção, um será obrigatoriamente de autoria de fotógrafo(a) baiano(a) ou residente na Bahia há, no mínimo, dois anos. “A Bahia é reduto dessa pujança criativa e é imprescindível que tenhamos uma política para as artes direcionada a essa produção. Além disso, a Funceb assume o compromisso de acompanhar a demanda por maior circulação e visibilidade de jovens artistas negros (as) e suas respectivas produções no ecossistema da arte", ressaltou Uriel Bezerra.
Cada ensaio deve ser composto por no mínimo 10 e no máximo 20 de fotografias, além de um texto conceitual/descritivo sobre a proposta inscrita. Serão ainda selecionados outros 12 ensaios fotográficos, cujos(as) autores(as) receberão apoio financeiro no valor de R$ 3 mil. A comissão de Seleção indicará ainda três Ensaios suplentes, distribuindo-os de forma equânime pelas três categorias, por ordem de classificação.
A seleção será realizada por uma Comissão composta por cinco integrantes: representante do poder público/Funceb, fotógrafo(a) premiado(a) em edição anterior do Prêmio e três representantes da sociedade civil com reconhecida atuação na área da Fotografia e Artes Visuais, indicados(as) por instituições de notório reconhecimento na área.
Todos os 12 ensaios fotográficos selecionados e os quatro Destaques participarão da Exposição Coletiva e do Catálogo do Prêmio Pierre Verger. Não poderão se inscrever candidato(a)s contemplado(a)s com o Prêmio nas duas últimas edições.
Serviço
Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 10ª Edição - Categoria ‘Ancestralidades e Representações’
Inscrição: Até 17 de agosto de 2025
Formulário: https://forms.office.com/r/iFgjr01S6n
Quanto: Gratuita
Acesse aqui o edital
Funceb
Publicado em 12.08.2025