Revista acadêmica “Paraguaçu: Estudos Linguísticos e Literários” anuncia chamada para publicação


A revista Paraguaçu: Estudos Linguísticos e Literários, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), divulga chamada pública para publicação. O periódico acadêmico receberá submissões de 15 de novembro de 2025 a 23 de fevereiro de 2026 para o Dossiê “Antes do livro: as revistas como arquivos da crítica e da literatura”.

Para submeter propostas, é necessário possuir o diploma de mestrado ou doutorado. Outros pesquisadores também podem participar, desde que o documento apresente um(a) coautor(a) mestre(a) ou doutor(a). Os textos deverão ser submetidos em uma seção específica através do sistema da Revista. No momento da submissão, deve-se indicar, em comentários ao editor, que o trabalho se destina ao Dossiê.

O documento deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores, disponível no site da revista. Serão aceitos textos inéditos redigidos em português ou língua estrangeira, que abordem as revistas como potenciais arquivos crítico-literários, em um arco temporal do século XIX aos dias atuais. Trabalhos interdisciplinares de áreas afins como História e Filosofia, desde que articulados com os estudos linguísticos e literários, também são aceitos.

Sobre a revista

A Paraguaçu: Revista de Estudos Linguísticos e Literários (ISSN: 2966-1439) contempla duas áreas de apresentação. Em Estudos Linguísticos, estão os trabalhos de que tratam de língua, linguagem, cultura e identidade. Em Estudos Literários, abrange a relação entre as distintas modalidades de literatura e a interface com outros discursos, tais como os das ciências humanas e sociais.

Os(as) organizadores do dossiê são a professora Mônica Gomes da Silva, do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB; a professora Mayra Moreyra Carvalho, da Unidade Acadêmica Passos da UEMG, e o professor Marcus Rogério Salgado, do Centro de Letras e Artes (CLA) da UFRJ.

Conheça a Revista Paraguaçu e acompanhe no Instagram.

UFRB
Publicado em 07.11.2025