Funceb inicia Circulações Literárias da Bahia Ano II em Ituberá
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA) iniciará suas atividades referentes ao edital Circulações Literárias da Bahia Ano II em Ituberá, Baixo Sul da Bahia, dia 01 de novembro (sábado), no Festival Literário da APA do Pratigi (FLAP), que traz o tema “Ancestralidades afro-indígenas e outras formas de ser e estar no mundo”. Os primeiros artistas da palavra a circularem serão Naiara Tristão Gramacho e Ezequiel Vitor Tuxá.
No projeto “Palavras na Infância - Do Litoral Sul à Chapada Diamantina”, Naiara Tristão Gramacho apresentará seus livros infantis “A saudade do sol e da lua” (2022) e “Um Corpo de Palavras” (2025), além de atividades literárias e formativas, como bate-papo com a autora, oficina de teatro de sombras, às 15h30, ilustração para crianças, exibição virtual do espetáculo “Um Corpo de Palavras” e contação de histórias com teatro de sombras a partir do livro “A saudade do sol e da lua”. Serão distribuídos 200 livros às secretarias de educação da cidade para uso em escolas públicas.
Já a proposta de Ezequiel Vitor Tuxá, “O que falam as águas? Palavras em Travessia.”, visa circular a literatura indígena que, a partir de seu livro “O que falam as águas?”, participará da mesa "Bate-Papo com o Autor", às 16h, além de produzir um podcast com videografia documental a partir de registros sensíveis e poéticos do território Tuxá, incluindo depoimentos, reflexões e fragmentos do processo criativo do autor.

Circulações Literárias
O edital contemplou 14 artistas da palavra, que tiveram seus projetos selecionados para a circulação, além de distribuição de suas produções literárias pelo estado. Os projetos inscritos foram voltados para apresentação, divulgação e distribuição de obras literárias já existentes em formatos diversos de publicação.
Com um apoio financeiro de R$ 25 mil para cada proposta, a ideia é ampliar o alcance destes projetos literários, viabilizando a circulação destas produções literárias baianas por, no mínimo, três municípios diferentes de sua residência ou sede.
Palestras, leituras públicas, performances, saraus, seminários, rodas de conversa, além de inserção na programação de até sete Feiras, Festas e Festivais Literários na Bahia estão entre as atividades de circulação. O período para a realização das propostas contempladas será de novembro de 2025 a maio de 2026.
Cooperação & Circulação
Nesta edição do Circulações Literárias Ano II, a Fundação Cultural do Estado assinou Termo de Cooperação Cultural com a Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult/BA), para viabilizar a participação das propostas dos(as) artistas selecionados(as) nas programações de até sete Feiras, Festas e Festivais Literários que acontecem na Bahia, sejam elas contempladas no Edital Bahia Literária ou apoiadas diretamente pela Fundação Pedro Calmon.
O Festival Literário da APA do Pratigi (FLAP) acontece de 30 de outubro a 1º de novembro de 2025. As circulações de artistas da palavra selecionados no edital ainda ocorrerão na I Festa Literária de Ipiaú, celebrando os 100 anos de Euclides Neto (11 a 15 de novembro), na Flimuniz - Feira Literária e Cultural de Muniz Ferreira, com o tema “Um (re) encontro com a ancestralidade”, dias 14 e 15 de novembro. E, entre os dias 7 e 10 de novembro, na Flicoité - Festa Literária de Conceição do Coité, que terá como tema “Sertões dos Tocós: a história do lado de cá”.
Confira AQUI os demais artistas da palavra contemplados pelo edital.
Serviço
Circulações Literárias da Bahia Ano II - Ituberá
Quando: Dia 01 de novembro de 2025 (sábado)
Onde: Festival Literário da APA do Pratigi (FLAP), no Dique de Ituberá
Quanto: Gratuito
Funceb
Publicado em 30.10.2025
Publicado em 30.10.2025
