SecultBA participa de debate sobre avanços da Política Nacional Cultura Viva na Bahia


Nesta sexta-feira (18), às 9h, a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom-UFBA) recebe o debate “Cultura Viva na Bahia hoje”, que reunirá representantes dos governos federal, estadual e municipal, além de lideranças da sociedade civil ligadas aos Pontos de Cultura. O encontro integra as atividades do Consórcio Universitário Cultura Viva, iniciativa das universidades federais da Bahia (UFBA), Fluminense (UFF) e do Paraná (UFPR), com apoio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

Estão confirmadas as participações de Amanda Cunha, superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SecultBA; Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC; Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos; Graça da Cesta, Representante da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura da Bahia; Beth Vieira, do Ponto de Cultura CRIA (Salvador); e Alessandro Tuxi, da Associação Indígena Tuxi.

Durante o debate, Amanda Cunha irá apresentar os avanços e desafios da implementação da Política Nacional Cultura Viva no estado, com base nas ações desenvolvidas pela Diretoria de Cidadania Cultural (DCC), entre 2023 e 2025. Nesse período, por meio dos editais da Lei Paulo Gustavo (LPGBA), foram premiados 87 Pontos de Cultura. E, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), foram contemplados 242 Pontos de Cultura em 121 municípios, distribuídos pelos 27 territórios de identidade da Bahia, totalizando um investimento de mais de R$ 15,5 milhões.

Entre os destaques estão a instituição da Lei da Política Estadual Cultura Viva, criação da Rede de Pontos de Cultura Indígena, que reconheceu e premiou 35 iniciativas; o programa “Cultura e Educação Ponto a Ponto”, que inseriu 27 Pontos de Cultura em escolas estaduais de tempo integral; e o “QualiCultura Viva”, que apoia 7 Pontões de Cultura em ações de mobilização territorial, com R$ 300 mil destinados a cada um deles.

"O Cultura Viva é uma política pública construída a muitas mãos, que reconhece os saberes e fazeres dos territórios como elementos centrais da cultura. Na Bahia, nosso esforço tem sido ampliar o acesso, qualificar a rede e valorizar a diversidade que nos define. Reunir representantes dos governos e da sociedade civil neste debate é fortalecer o diálogo que sustenta essa construção coletiva", afirmou a superintendente Amanda Cunha.

MOBILIZAÇÃO - Com foco na democratização do acesso à cultura e na valorização da diversidade cultural da Bahia, a DCC promoveu mais de 80 atividades formativas e de mobilização entre 2024 e julho de 2025, alcançando aproximadamente 7.117 pessoas. Foram 52 formações (22 online e 30 presenciais), realizadas em 338 municípios, além de ações específicas voltadas a comunidades indígenas, quilombolas, camponesas, o movimento hip hop e gestores municipais.

Também foram promovidas 20 apresentações públicas dos editais e 28 mobilizações para certificação de Pontos e Pontões de Cultura. Desde setembro de 2024, a DCC mantém 27 grupos digitais permanentes — um para cada território de identidade — que reúnem mais de 1.700 participantes, fortalecendo o diálogo direto com coletivos culturais de todo o estado.

No campo da escuta ativa, a Secretaria realizou ações em sete municípios e conduziu, entre janeiro e maio de 2025, 21 assembleias virtuais que mobilizaram mais de 2.500 participantes de 394 municípios baianos, no âmbito do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). Essas ações reforçam o caráter participativo e descentralizado da política cultural desenvolvida pela SecultBA.

Como ação estruturante, está prevista para dezembro deste ano a realização da Teia/Fórum Estadual dos Pontos de Cultura da Bahia, em parceria com a Comissão Estadual dos Pontos de Cultura. Será o primeiro fórum estadual em mais de uma década, consolidando o processo de reestruturação da rede iniciado em 2024 e marcando um novo ciclo de articulação, formação e representação social da cultura no estado.

SERVIÇO:

Cultura Viva na Bahia Hoje
18/07/2025, às 9h
Auditório da FACOM/UFBA - Ondina

SecultBA
Publicado em 17.07.2025