Em 2ª edição, Imersão Som Por Elas oferece oficinas gratuitas sobre gestão para mulheres da música


Realizado pela plataforma de educação e selo musical Som Por Elas, a 2ª edição do evento ocorrerá no próximo sábado (26/07), a partir das 14h

Gestão é o tema central da 2ª edição da Imersão Som Por Elas que acontece no próximo sábado (26/07), a partir das 14h. Os ingressos gratuitos estão disponíveis através deste link. A Imersão Som Por Elas é um circuito de atividades formativas presenciais e gratuitas realizadas pela Som Por Elas, frente de educação e selo musical da plataforma Pagode Por Elas, no Espaço Xisto Bahia.

A programação de oficinas se inicia com a produtora cultural, gestora de projetos e empresária, Jeane Cordeiro da Mafuá Produções falando sobre Gestão de Eventos Complexos. Em seguida, a oficina sobre Construção de Relacionamentos e Conexões na Música será comandada pela estrategista e comunicadora, Gabi da Oxe do Bombar, a diretora de projetos Beatriz Almeida facilitará a oficina sobre Gestão de Projetos Criativos e Artísticos e a empresária Marcela Silva será responsável pela oficina sobre Gestão de Carreiras. O evento finaliza com uma mesa de debate reunindo todos os facilitadores com o tema: "Sustentabilidade criativa de carreiras e projetos independentes".

“Após a primeira edição da imersão ficou ainda mais evidente a carência do mercado cultural em relação a espaços de formação focados na cena das mulheres da música na Bahia, além de espaços também presenciais de conexão. Esses são os pilares da Plataforma Som Por Elas, e a experiência que estamos traduzindo nas imersões", afirmou Joyce Melo, Diretora Executiva da Som Por Elas.

A terceira e última edição da imersão Som Por Elas será sobre Comunicação, no dia 23 de agosto, também no espaço Xisto Bahia.

“Na primeira imersão, além das formações, conectamos mais de 50 mulheres através da nossa comunidade, e 10 mulheres foram sorteadas para uma experiência prática de montagem e desmontagem de palco dos shows de Rachel Reis e Sued Nunes, com Cintia San. Acreditamos que assim, com oportunidades reais é que se constrói uma nova década para as mulheres”, afirmou Beatriz Almeida, Diretora de Projetos da Som Por Elas.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal.


Sobre a Som Por Elas

Som Por Elas é a frente de educação e selo musical da plataforma Pagode Por Elas. A comunidade é um espaço formativo, de troca e oportunidade para mulheres do mercado da música baiana. Já o selo distribui os lançamentos de carreiras femininas, além dos projetos autorais da Pagode Por Elas. A comunidade já realizou três ciclos formativos desde 2022, tendo impactado mais de 50 mulheres e o selo lançou mais de 20 projetos de artistas femininas de diferentes gêneros musicais. A Pagode Por Elas (PPE), por sua vez, é uma plataforma de conteúdo e projetos que surgiu em 2019, sendo o primeiro canal de conexão voltado às mulheres do pagodão baiano. Realizou projetos dos mais diversos formatos nos últimos 5 anos, desde podcasts, documentários, videoclipes, lançamentos fonográficos, ciclos de formação para profissionalizar mulheres da música, pesquisa e mapeamento de artistas, festival em formato digital, shows artísticos na Bahia e em São Paulo, e a primeira edição do Festival Pagode Por Elas por meio do patrocínio da Natura Musical e do Governo do Estado.

SERVIÇO:

O quê: Imersão Som Por Elas (2ª edição)
Quando: 26 de julho (sábado), às 14h
Onde: Espaço Xisto Bahia
Como: Ingresso Gratuito através do Sympla
Programação:
14h - Oficina de gestão de eventos complexos com Jeane Cordeiro;
14h50 - Oficina de gestão financeira para negócios da música com Joyce Melo;
15h40 - Oficina de gestão de projetos criativos e artísticos com Beatriz Almeida;
16h30 - Oficina de gestão de carreiras com Marcela Silva;
17h20 - Mesa: Sustentabilidade Criativa de Carreiras e Projetos Independentes

Beatriz Almeida
Foto: Beatriz Lima
Publicado em 21.07.2025