Mirceia Jordana lança álbum de estreia costurando afetos e ritmos da música popular brasileira

 Jovem cantora e compositora baiana apresenta 8 faixas autorais. Sonoridade é composta por ritmos percussivos, vocalizes e improvisos vocais


Com voz cativante e expressiva, a jovem cantora e compositora baiana Mirceia Jordana (@mirceia.jordana) lança seu primeiro álbum “À vontade”, no dia 24 de abril. Com apenas 25 anos de idade, a artista natural de Iraquara, cidade da Chapada Diamantina (BA), apresenta uma obra sensível e poética marcada por uma sonoridade viva, construída e pensada por diversos instrumentistas, com influências da música popular brasileira e percussiva. Pré-save/Ouça aqui


O álbum possui oito faixas com canções compostas pela artista em diferentes épocas de sua vida, entre os anos de 2019 e 2024, em que o tema principal é o amor em suas múltiplas formas e as complexidades que perpassam pela conexão humana. As influências rítmicas são diversas e tem como base a MPB e a música percussiva de origem afro-baiana e afro-caribenha. Também estão presentes no álbum ritmos como o xote, samba-reggae, pop, samba de roda e bolero.


“É uma apresentação ampla da musicalidade que venho trabalhando ao longo dos anos. Cada faixa carrega o frescor da espontaneidade e o convite à partilha do amor. O amor através do encantamento, o flerte, o amor próprio, o amor às palavras, o amor que surge através de uma projeção, o amor pela vida”, ressalta a artista.


Outro aspecto que dá alma ao álbum é a contribuição ativa dos músicos envolvidos, com a presença marcante de muitos instrumentos musicais, solos de sopro, vocalizes e improvisos vocais. “À vontade” é, antes de tudo, um álbum humano, construído a muitas mãos, com a escuta atenta de muitos instrumentistas que doaram seus talentos e acrescentaram uma emoção particular em cada música. É um compromisso ético que trago nesse trabalho, de uma música feita por pessoas, para pessoas”, explica a artista.


Um exemplo disso é a música “A cada sol brilhante”, que é totalmente instrumental, com vocalização da melodia. “É uma canção que nasceu corajosa e sem letra. Inspirada na sonoridade de Milton Nascimento, apresenta a melodia principal na voz e flauta, e um clarinete fazendo contraponto”, destaca Mirceia.


A artista conta mais sobre seu processo criativo: “É bastante intuitivo, vou descobrindo o caminho conforme faço. Normalmente a melodia vem junto com a letra e depois busco a harmonia no violão. Cada música desse álbum nasceu de um jeito diferente. Bandeja’, por exemplo, veio quase inteira, num sopro, enquanto ‘Beijo Vadio’ levou semanas e passou por muitas transformações.”


O nome do álbum: “À vontade” traz à tona a leveza e naturalidade com que a música nasce em sua trajetória, desde criança, no ambiente familiar. Aos 12 compôs sua primeira música, um rap em que falava sobre questões sociais; aos 14 já fazia voz e violão nos barzinhos da sua cidade, participava de bandas, saraus e coletivos artísticos. Hoje aprimora seu talento como estudante do curso de Música Popular na Universidade Federal da Bahia.


Para Mirceia fazer música é mais do que uma escolha, é vocação e caminho. “É a música que me norteia. Foi através do meu compromisso com ela que fiz as maiores escolhas da minha vida. É onde fico à vontade para me comunicar sinceramente com as pessoas e expressar toda a beleza que me habita.”


Acompanhe em:

Instagram: @mirceia.jordana

Spotify: Mirceia Jordana

Youtube: /@mirceia.jordana


Faixa a Faixa por 
Mirceia Jordana

1 - Cravo e Canela - MPB - Tive muita dificuldade de encontrar um gênero que definisse com mais precisão o que é essa canção, ela é fortemente atravessada pela percussão que passeia pela musica afro-baiana e também pelo Shaabi (um ritmo egípcio tradicionalmente tocado no pandeiro, mas adaptado para conga nessa gravação). Traz uma letra leve sobre a habilidade de cativar o outro através da sensibilidade e beleza. É uma canção com muito balanço, trazendo várias frases melódicas que costuram o todo de maneira inusitada e graciosa.

2 - Gosto da Palavra - MPB - A música parte de um riff de violão de apenas três notas, é minimalista em sua estrutura musical, dando destaque à letra. É quase um texto cantado, um relato sobre a minha conexão com as palavras. É uma canção crescente, que começa suave, com um arranjo vocal e pouca instrumentação e finaliza com banda completa, contando com a presença marcante de uma guitarra baiana cheia de personalidade e intenção.  

3 - Bandeja - Xote - Considero a mais doce do álbum, uma música fácil de cativar, com uma letra simples que fala sobre a justiça nas relações e a coragem de se entregar, isso em um ritmo familiar e aconchegante: o xote. A produção dela foi bastante inspirada na obra de Flávio José, com uma instrumentação clássica de forró, zabumba, sanfona, triângulo, baixo, violão, bateria e uma flauta transversal, que traz toda uma elegância e doçura para o arranjo.

4 - Beijo Vadio - Pop/ Samba de roda - A canção narra o encontro entre dois jovens em um contexto de flerte, com uma letra divertida, uma proposta musical mais pop que finaliza em um samba de roda, é uma música cheia de instrumentação e groove desde o início. A canção mais dançante e ousada do álbum, eu acredito. Conta com um naipe de metais, guitarra, bateria, percussão, violão, baixo e palma, que conduzem a música por vários caminhos inesperados e cativantes.   

5 - Não tem canção - Bolero - É uma canção mais intimista em sua letra, mas com uma proposta musical envolvente. Inspirada em Bolero de Satã (Guinga e Paulo Cesar Pinheiro), decidimos que faríamos assumidamente um bolero, sem artifícios para tornar mais “jovem” ou “atual”. A letra traz uma melancolia sensual que combina perfeitamente com o gênero, e é uma das minhas faixas mais amadas. Conta com um solo de trompete arrebatador de Davi Ribeiro. 

6 - Suas Variáveis - Samba Reggae - Inspirada na melodia do clássico baiano  “DEUSA DO AMOR” do Olodum, essa é a canção que conta com mais ferramentas digitais no álbum. Trazendo uma atmosfera mais noturna e etérea, a canção traz uma letra sobre um desejo platônico e o desconcerto que esse sentimento causa. Apesar da forte presença de instrumentação MIDI, ela também conta com muita instrumentação humana, com baixo, uma percussão e bateria envolvente, o violão de nylon bossanovista, uma guitarra bem expressiva.

7 - A Cada Sol Brilhante - MPB - Uma canção que nasceu corajosa e sem letra. Muito inspirada na sonoridade de Milton Nascimento, apresenta a melodia principal na voz e flauta, e um clarinete fazendo contraponto. A escolhi para compor o álbum por ser  uma canção crescente, alegre e solar, saindo do clima mais sensual e desejante da canção anterior e criando ambiência para a última canção do álbum, tornando a experiência da escuta mais completa e interessante.

8 - Pulsão de Vida - MPB - Uma canção contemplativa, simples e imensamente otimista. Na letra, uma mensagem sobre escolher sabiamente ao que se valoriza em cada instante, na melodia, muita doçura e força, com um cativante vocalize no meio. Nessa, temos a presença do timbre especial do flugelhorn de Davi Brito, com um solo muito sensível. A canção termina em coro, simbolizando a contribuição generosa de várias pessoas que tornaram esse trabalho tão lindo. 


- ⁠Ficha técnica do álbum


Composições: Mirceia Jordana

Produção Musical: Thiagu Machado 

Mixagem e Masterização: Thiagu Machado 

Arranjos: Thiagu Machado, Mirceia Jordana e Joaquim Izaias 

Captações - Estúdio Tocaia (Thiagu Machado) e Estúdio Mangus (Paulinho e Felipe Pires)

Violão e Guitarra - Thiagu Machado 

Baixo- Joaquim Izaias 

Clarinete -  Jarder Jardineiro

Percussão - Cassiano Alexandrino 

Flauta transversal - Clara Solano 

Bateria - Jackson Menezes 

Bateria - Uirá Nogueira (somente em Bandeja)

Teclado - Ícaro Santiago 

Sanfona - Márcio Melgaço 

Guitarra Baiana - Marcos Stress 

Naipe de sopros - Afronaipe 

Trompete - Davi Ribeiro 

Flugelhorn - Davi Brito


SOBRE MIRCEIA JORDANA

Mirceia Jordana é cantora, compositora, agente cultural e estudante do curso de Música Popular da Universidade Federal da Bahia. Seu contato com a música começou na infância, aos 12 anos, quando morava em Lençóis (BA) e se envolveu com projetos, bandas e iniciativas artísticas. Nessa fase, passou a se apresentar em festivais, festas tradicionais, concursos e barzinhos, além de iniciar sua trajetória como compositora, participando e sendo premiada em festivais estudantis de música.

As referências musicais de Mirceia são, sobretudo, brasileiras. Aos 25 anos, ela já atuou como cantora, compositora e instrumentista em diversos projetos, incluindo o Projeto Dedilhar (2012), Banda Mixturô (2014), Som de Crioulas (2017), MinBa (2018), Projeto Cantar (2019–2023) e CaetanUfba (2019–2021). Formada no Bacharelado Interdisciplinar em Artes pela UFBA, sua formação acadêmica lhe permitiu explorar sua multidisciplinaridade e aprofundar seus interesses nas mais diversas linguagens artísticas.

Prêmios e Festivais

Em 2022, Mirceia apresentou virtualmente seu show autoral "Palavra é Território". Já em 2023, foi semifinalista do Festival de Música Brasileira Toca com a música "Gosto da Palavra", e chegou à final com "Femininamente" na Mostra de Música Autoral do Festival de Música de Penedo (AL).

Em 2024, lançou as faixas "Bandeja" e “Gosto da Palavra”, ambas acompanhadas de produções audiovisuais. "Bandeja" foi finalista no Festival de Música da Rádio Educadora de 2024, enquanto "Gosto da Palavra" foi premiada no Festival Música Viva, o primeiro festival de música independente de Salvador. Por meio do festival, Mirceia produziu o clipe de "Gosto da Palavra" e um show autoral.


Gisele Santana
Foto | Clara Solano
Publicado em 24.04.2025