Governo da Bahia vai reformar o Complexo Carro de Boi e ampliar Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana



Com um investimento de R$7,5 milhões, o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, autorizou a abertura da licitação para a reforma do Complexo Carro de Boi, espaço cultural histórico de Feira de Santana integrado ao Centro de Cultura Amélio Amorim, e ampliação do equipamento cultural, que passará a contar com um anfiteatro. A licitação para contratação da empresa que cuidará das obras deve ser finalizada em outubro quando o Governador dará a ordem de serviço para a reforma que vai durar oito meses.

Criado na década de 1970, o Complexo Carro de Boi era composto por um restaurante, uma cozinha e pela abóbora (Boate Jerimum), criada pelo arquiteto Amélio Amorim. Os espaços foram palco de shows musicais e diversas exposições de artistas e artesãos de Feira de Santana, além de eventos focados na cultura sertaneja.

Para o Secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, o investimento em requalificação de espaços culturais no estado é fundamental para promover a potência das ações promovidas por agentes da Cultura baiana. “A reforma do Complexo Carro de Boi e a ampliação do Centro de Cultura Amélio Amorim fazem parte das ações do Governo da Bahia para fomentar a cultura e, com isso, a transformação social e o desenvolvimento econômico local. Estamos investindo na preservação dos espaços históricos e fortalecendo a produção cultural tão diversa que é realizada pelos agentes culturais de Feira de Santana”, garante o Secretário Bruno Monteiro.

“O Governo da Bahia atua para ampliar e democratizar os espaços culturais com qualidade, preservando a memória e garantindo a identidade desses espaços nos territórios. O complexo do Carro de Boi tem uma relevância histórica e identitária para Feira de Santana e para o Portal do Sertão. Com uma arquitetura única pensada por Amélio Amorim, o Complexo que recebeu grandes artistas é um símbolo do Portal do Sertão, por isso a importância desse investimento em requalificação”, disse Amanda Cunha, Superintendente de Desenvolvimento Territorial da Secretaria de Cultura da Bahia

+ 1 Equipamento Cultural – A requalificação do Complexo Carro de Boi e a ampliação do Amélio Amorim integram a política de territorialização da cultura que promove a reestruturação de dezenas de equipamentos públicos, alguns deles já entregues totalmente reformados em menos de dois anos, com um investimento de mais de R$ 15 milhões. Além do Centro de Cultura de Porto Seguro, foram reinaugurados o Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, e o Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, ambos em 2023. Além desses, foram reformados e entregues as bibliotecas Juracy Magalhães Junior, em Itaparica e em Salvador, além da sala pública de cinema Walter da Silveira, em Salvador. O Teatro Castro Alves está passando pela maior reforma de sua história e será o teatro mais moderno do país.

Outros centros de cultura também estão em reformas, como a Casa da Música, em Itapuã, e o Cine Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, ambos em Salvador; o Centro de Cultura de Guanambi; o Centro Cultural de Alagoinhas e; o Teatro Dona Canô, em Santo Amaro, também estão sendo reformados. A Bahia terá ainda 23 CEUs da Cultura, equipamentos culturais com múltiplas possibilidades para fortalecer a produção e fruição artística e cultural em toda a Bahia.

Secult-BA
Publicado em 27.08.2024