I Encontro Samba de Roda, Território Ancestral lota a Praça da Matinha


Um público estimado em 900 pessoas lotou a Praça São Roque, no Distrito da Matinha, para acompanhar o I Encontro Samba de Roda, Território Ancestral, na última sexta (05). O evento reuniu 10 grupos de diversas localidades de Feira de Santana, numa autêntica celebração da cultura popular. 

Segundo Guda Quixabeira, um dos idealizadores do Encontro, a participação e o envolvimento do público reafirmaram a força da cultura popular e a importância de promover outras edições do evento. “Foi um momento muito especial para nós que estamos na defesa do samba de roda há muitos anos, ver a praça do distrito lotada foi emocionante”, observou. 

Antes das apresentações musicais foi entregue o troféu Coleirinho da Bahia para os grupos participantes do Encontro, uma homenagem ao trabalho que esses coletivos realizam, com resistência, valorizando a identidade e a ancestralidade das comunidades rurais onde foram criados.  

O Encontrou contou com apresentações marcantes. Primeiro com o grupo Africania, que abriu a noite, seguido pelos Meninos de Zezé, Grupo São Francisco do Rosário e Grupo Cavaquinho de Ouro. O público presente também teve a oportunidade de curtir os grupos Sambadores da Praça do Tropeiro, Quixabeira da Matinha, dentre outros.

A produtora e artista Lore Porto, que ao lado de Guda, idealizou o evento, enfatizou o significado de ações como esse projeto e a necessidade de políticas públicas que valorizem as manifestações artísticas das comunidades tradicionais. “Esse momento mostra isso, a participação dos grupos, a resposta do público, a repercussão nos meios de comunicação. Temos que fortalecer o fomento e o incentivo para a cultura popular tenha sempre o reconhecimento e o apoio que merecem e precisam”

O Encontro Samba de Roda, Território Ancestral foi realizado pela ACCB - Associação Cultural Colerinho da Bahia, Casa das Águas Comunicação e Cultura e pela Origem Entretenimento. Contou com a produção executiva da Comunidade Culturasss, com o apoio do mandato do deputado federal Zé Neto e com o financiamento do Governo da Bahia, através da SUFOTUR - Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia.

Elsimar Pondé
Publicado em 06.07.2024