Projeto Leitura Negra inicia Série Educação Afirmativa



O Projeto Leitura Negra – PLEN realizará no próximo dia 27/05, a partir das 19h, mais uma Ação Afirmativa, inaugurando a Série: Educação Afirmativa, visando aumentar o conhecimento de Professores e Educadores Negras e Negros feirenses, regionais, baianos e nacionais, que tenham um trabalho de promoção, difusão, defesa, salvaguarda e multiplicação de ações na Educação Afirmativa.

Como parte das atividades do PLEN, a série é mais uma das atividades para formação do povo negro e não negro, sendo também oportunidade para trazer à tona, profissionais negras e negros da Educação não conhecidos, ou já conhecidos, como a Professora, Educadora, Mestra Cria de Ivannide, Mãe Solo, Professora, Mestra em Estudos Linguísticos (UEFS).

Assessora Técnica Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Urania Santa Bárbara.

Tendo como base principal a Menção Honrosa Dra. Ivannide Santa Bárbara de Educação Afirmativa, idealizada por Roberto Neto e aprovada por unanimidade pelo Projeto Leitura Negra, o PLEN promoverá ao longo de 2024, encontros virtuais e presenciais com educadoras negras e educadores negros atuantes na Educação Afirmativa

Professora e Mestra Urania Santa Bárbara têm mais de 20 anos atuando na área educacional, destacando-se como uma personalidade presente na cena cultural de Feira de Santana, desde sua participação como rainha de blocos afros até sua atuação como defensora das manifestações culturais afro-brasileiras, sua presença é marcada pelo empoderamento da comunidade negra e pela valorização da diversidade cultural, e como uma empreendedora, ela também deixou sua marca ao abrir um espaço inovador de acompanhamento escolar.

Sua trajetória é moldada pela determinação em seguir os passos de sua mãe, a Dra. Honres Causa, pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Dra. Ivannide Santa Barbara, uma figura pioneira na política feirense.

O encontro será virtual e mediado por Roberto Neto, que é Professor, Técnico em Teatro, Licenciando em Teatro – UFBA, pesquisador do Teatro Feirense e Teatro Negro, idealizador e coordenador do PLEN.

OBJETIVO: objetivo principal da série é promover maior de Professores e Educadores Negras e Negros atuantes na Educação Afirmativa, concomitante às suas ações. Em tempo, inspirar pessoas à serem Professores, valorizar a Educação e fomentar debates e práticas que fortaleçam a Lei Nº 10.639/03.

PÚBLICO ALVO: Professores, Educadores, Diretores escolares, pais, famílias, estudantes em Feira, Bahia e Brasil.

Como participar?

PEDIDNO LINK DE ACEDDO NO CHAT DO @projetoleituranegra, a partir das 18h:30.

Coordenação do PLEN - Roberto Neto - Técnico em Teatro, idealizador e coordenador do PLEN, criador e um dos coordenadores do GETTEN, Licenciando em Teatro - UFBA e pesquisador do Teatro Feirense e Teatro Negro.

Projeto Leitura Negra (PLEN) inicia Série: Educação Afirmativa
Dia - 16/05
Horário – 19h às 20h:30
Local – Plataforma google - Meet


21.05.2024