Livro sobre Joana d'Arc e Maria Quitéria será lançado quinta-feira (16) no Cuca
Será lançado nesta quinta-feira (16), às 19h, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) o livro “Revolucionárias – Joana d’Arc e Maria Quitéria”, da doutora Isabelle Anchieta. A obra demonstra o protagonismo feminino nas revoluções ao cruzar as duas trajetórias e abordar questões atuais como a luta por autodeterminação, liderança carismática, polarização social e heroísmo. O evento ainda vai contar com um bate-papo entre a autora e os convidados Lucas Nascimento e Lélia Fernandes.
O título, publicado pela Editora Planeta, é dividido em duas partes que abordam aspectos da vida de cada uma, como a infância, a criação e as motivações que as levaram a se tornarem figuras históricas marcantes. Em Revolucionárias, a autora reconstrói a história das protagonistas, de uma forma inusitada e original, ao evidenciar que Joana e Quitéria são mais do que imagens de mulheres que participaram de momentos decisivos na construção da ideia de nação em seus países.
O livro com 336 páginas é uma tentativa de elucidar o estranho sucesso dessa empreitada. Espalhados em diversos capítulos, há variados QR codes que direcionam os leitores e as leitoras para vídeos, gravados pela própria autora, de obras de arte, museus e locais reais por onde Joana d’Arc e Maria Quitéria passaram, como os locais onde viveram. Os direitos autorais de Isabelle Anchieta na Bahia serão doados para o Rio Grande do Sul.
Sobre Isabelle Anchieta
Nascida em dezembro de 1978 em Belo Horizonte (MG), Isabelle Anchieta é Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi a socióloga brasileira eleita na competição Mundial promovida pela Associação Internacional de Sociologia (ISA), com apoio da UNESCO, em 2014 e em 2008 recebeu o prêmio Rumos Itaú Cultural como professora de jornalismo cultural. Lecionou na Newton Paiva e na PUC Minas, em Belo Horizonte, e na Universidade Mackenzie, em São Paulo. A autora foi contemplada com o primeiro lugar na categoria Ciências Sociais do prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (prêmio Abeu 2020) pelo livro “Imagens da Mulher no Ocidente Moderno”, publicado em 2020 pela EDUSP. Foi colaboradora das revistas Sociologia e Mente e Cérebro, da Scientific American e do Estado da Arte do Jornal Estadão. Seus artigos são adotados em universidades de língua portuguesa como a Universidade de Coimbra, a Universidade da Madeira e a Universidade de Nova de Lisboa, em Portugal, e na Universidade Lusófona, em Cabo Verde.
UEFS
15.05.2024