Sarau e bate-papo no projeto Livros na Mesa na Academia de Letras da Bahia

Conversa com Nívia Maria Vasconcellos sobre o seu mais recente lançamento "OCORPOÉUMAFOTONOESCURO" inicia a programação do projeto para 2024.
Salvador, Bahia - A Academia de Letras da Bahia realiza o primeiro encontro de 2024 do projeto "Livros na Mesa", que trará a talentosa escritora Nívia Maria Vasconcellos para um diálogo instigante sobre sua obra mais recente, "OCORPOÉUMAFOTONOESCURO", publicada pela editora Patuá em 2023. Com mediação do vice-presidente da ALB, Marcus Vinícius Rodrigues, o evento acontece no dia 28 de março, quinta-feira, às 18 horas, no Palacete Góes Calmon.
Nívia Maria Vasconcellos é uma artista da palavra, cujo talento abrange a poesia, ficção, letras e declamação. Com uma trajetória consolidada, Vasconcellos é doutora em Letras pela UFBA e tem se destacado como uma voz singular na poesia brasileira contemporânea. Ela é autora de diversas obras, incluindo "Escondedouro do amor" (Prêmio CDL de Literatura 2008-FSA), "A paixão dos suicidas" (Selo João Ubaldo Ribeiro – Ano II/FGM-SSA), e "Cãibra de Nó" (Prêmio Jorge Portugal/Funceb 2020). Nívia é também doutora em Letras pela UFBA, com foco em poesia brasileira contemporânea, autoria, campo literário, escrita e oralidade.
O evento contará ainda com a participação do acadêmico e vice-presidente da ALB, Marcus Vinícius Rodrigues, como mediador do diálogo. O bate-papo entre a autora e o acadêmico, será seguido do sarau com apresentação musical das cantoras Dayane Sampaio e Karla Dias, leitura de poemas com as professoras Esmeralda Cravançola e Solange Santana, Mariana Paim e Alex Simões e vídeo com ilustrações de Gabriel Ferreira baseadas em poemas da autora, além de microfone aberto para a audiência. Durante o sarau, haverá a venda do livro no local e sessão de autógrafos.
Sobre a obra
"OCORPOÉUMAFOTONOESCURO" é uma obra que transcende os limites da linguagem, mergulhando nas profundezas da experiência humana. De descobertas a conflitos, de perigos globais a violências cotidianas, o livro nos conduz por uma jornada reflexiva sobre a vida, o amor e a evolução. Com uma linguagem visceral, a autora nos convida a explorar os corpos desviados que não se encaixam na fotografia convencional.
O livro foi editado pela editora Patuá e conta com posfácio escrito por Marcus Vinícius Rodrigues, poeta, ficcionista baiano, imortal da ALB, e tem orelha de Luciany Aparecida, escritora, pesquisadora e poeta baiana.
A Academia de Letras da Bahia tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Serviço:
O que: Livros na Mesa: OCORPOÉUMAFOTONOESCURO
Quem: Nívia Maria Vasconcellos
Quando: 28 de março de 2024
Que horas: 18h
Onde: Academia de Letras da Bahia (Av. Joana Angélica, 198. Salvador, Bahia, Brasil. CEP 40.050-000)
Redes Sociais: @academiadeletrasdabahia