Espetáculo infantojuvenil sobre a Independência do Brasil na Bahia será apresentado em Ilhéus
Unindo a linguagem da Literatura de Cordel, o espetáculo propõe, de forma lúdica, abordar a importância das lutas e conquistas sociais, com foco na união entre os povos contra a tirania e a opressão. Criado pela diretora e multiartista Naiara Gramacho - autora e diretora do espetáculo “Um corpo de Palavras”, também voltado para crianças e adolescentes - o espetáculo vai se utilizar de ferramentas fantasiosas (a exemplo de um dragão ou de um pássaro encantado) para representar a conquista popular da independência.
A trilha sonora traz musicalidades indígenas que foram pesquisadas em especial, na aldeia Itapoã, em Olivença, Ilhéus, onde os habitantes locais realizam o Poransy, momento sagrado de sua cultura Tupinambá daquela localidade.
“O objetivo é valorizar a união dos povos de diferentes etnias, como única maneira de conquistar a liberdade, a democracia e o respeito às diversidades. Para isso, no espetáculo, valorizamos figuras simbólicas como o caboclo e personagens femininas sábias e corajosas”, conta Naiara.
O texto de Pedro Albuquerque, com argumento e a direção são de Naraia. O espetáculo conta com com atuação e manipulação das figura por Driely Alves, Mariana Cabral e Naiara Gramacho; e música de William Pereira e Washington Badé.
Este projeto foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa).
Outras apresentações
Mais uma apresentação está prevista para o Circo da Lua, em Serra Grande, Uruçuca, para o dia 17 de dezembro, às 18h. Em Ilhéus, a previsão é de que mais duas escolas da zona rural receberão o espetáculo neste fim de ano. As datas serão divulgadas em breve no Instagram @naiaragramacho.arte.
Funceb
11.12.2023
