Evento da UEFS debate assédio, racismo e homotransfobia na UEFS
Saúde mental, assédio, racismo e homotransfobia foram os temas centrais dos debates promovidos durante o evento realizado pela Ouvidoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na terça-feira (29). Servidores, estudantes e pesquisadores se reuniram no Anfiteatro do campus universitário para acompanhar a programação que incluiu mesa de abertura, apresentação de pesquisa diagnóstica sobre a Ouvidoria da Uefs, palestras e apresentação musical.
A escolha da temática do evento justifica-se pela necessidade de ampliação dos debates e construções para o efetivo combate às diversas violências ainda existentes no ambiente acadêmico. “O Seminário teve a intenção de divulgar a Ouvidoria dentro da universidade, mostrar como as pessoas podem nos acessar e fazer seus registros. É uma oportunidade de trazer conhecimento e mostrar que estamos aqui”, explicou Amanda Mota, ouvidora da UEFS.
A Mesa de Abertura do Seminário foi ministrada pela coordenadora do Serviço-Escola de Psicologia da UEFS, professora Joelma Oliveira. De acordo com a palestrante, “a importância de um evento com esse é justamente de dar visibilidade ao sofrimento psíquico que vem sendo produzido no contexto acadêmico. A medida que a gente dá visibilidade e deixa de silenciar esse sofrimento, também começamos a produzir propostas de intervenção, propostas de prevenção, que vão colaborar com a promoção de saúde psíquica entre todos os atores sociais que fazem parte da universidade”.
A pró-reitora de Graduação da UEFS, professora Sílvia Passos, que representou a reitora da Instituição no evento, ressaltou o compromisso da UEFS em continuar promovendo ações e reflexões que beneficiem a saúde mental da comunidade universitária como um todo. “A Universidade já apresenta diversas opções a título de extensão no campo da saúde, além dos atendimentos ofertados pelo do Serviço de Saúde Universitário da Universidade Estadual de Feira de Santana (Sesu/UEFS), bem como o Serviço-Escola de Psicologia da UEFS e o Centro de Tratamento Pós-Covid de Feira de Santana, no CSU. Ressalto ainda que todos os esforços são para que estes serviços sejam cada vez mais ampliados e qualificados para a comunidade universitária e a sociedade”, destacou.
A programação do Seminário também foi prestigiada pelas pró-reitoras de Extensão, Rita Brêda, de Pesquisa e Pós-graduação, Silvone Santa Bárbara, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Aretusa Lima, de Administração, Michele Coutinho, além de chefes de unidades da Uefs.
Também presentes, o ouvidor titular da Secretaria de Educação da Bahia (SEC), Jocivaldo Bispo da Conceição dos Anjos e da ouvidora adjunta da mesma secretaria, Kadija Teles Borges, Wilker Luiz Silva Souza Paixão, coordenador de de políticas afirmativas da PROPAAE – UEFS e representantes da Adufs e Sintest.
