FLICA 2023 foi lançada oficialmente em Cachoeira pela primeira vez

 


Com o tema Poéticas Afro-Indígenas no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, a 11ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), foi lançada oficialmente no último domingo (25.06), na Fundação Hansen Bahia, em Cachoeira. Pela primeira vez, o lançamento da Festa acontece no seu lugar de realização, o que emocionou e agradou a população local e os realizadores da Festa que acontece de 26 a 29 de outubro de 2023.


Considerada um dos maiores eventos literários do Norte/Nordeste, a Flica esse ano vai se debruçar sobre o tema dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia. Para o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a Flica estimula a criatividade e o hábito da leitura. “A FLICA é fundamental para valorização de quem escreve e de quem lê, além de proporcionar produção de conhecimento. Precisamos ampliar a quantidade de Festas como essas pela Bahia. Quero que todos os 417 municípios tenha um evento literário que pode ser organizado em escolas, câmara de vereadores, outras instituições. Vamos atuar pra isso”, Garantiu o Governador.


“A FLICA não é só a Festa que é uma das maiores do Brasil, mas ela é uma ocupação cultural da cidade, onde a população se apropria e participa. Esse ano é ainda mais importante pois a FLICA vai ajudar a ressignificar a história no ano do Bicentenário da Independência. Nossa história ainda é sonegada e a Festa vai ajudar a contar ela pela ótica do protagonismo do povo”, disse o Secretário de Cultura do Governo da Bahia, Bruno Monteiro.


A Curadoria da Festa esse ano foi coletiva e composta por Mirian Reis, mestra em literatura e diversidade cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e professora da UNILAB; Luciana Brito, doutora em história social pela USP e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e; Jocivaldo dos Anjos, doutorando em educação e contemporaneidade pela UNEB e ouvidor da Secretaria Estadual de Educação do Governo da Bahia (SEC).


A Coordenadora Executiva da FLICA, Vanessa Dantas falou sobre a importância de acontecer pela primeira vez o evento de lançamento em Cachoeira, onde a Festa acontece. “Esse é um momento histórico e muito emocionante. A realização inédita do lançamento em Cachoeira em uma data importante para nós, quando se comemora 201 anos da participação fundamental da cidade para o Bicentenário da Independência, mostra a tônica da valorização das expressões artísticas e literárias mais diversas que teremos esse ano. Vamos ampliar vozes e oportunidades em 2023.” Diz Vanessa.


Fonte: Sesult-BAP

Publicação, 27/06/2023