Orquestra Juvenil de Feira promove ensaio aberto no Teatro do SESC
A iniciativa é do Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana - Antônio Gasparini em parceria com o Sesc e vem ocorrendo desde 2022
A Orquestra Juvenil de Feira de Santana e a Orquestra de Iniciantes, do Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana, farão ensaio aberto nesta quarta-feira (17), das 15h às 16h, no teatro do Sesc (Centro), em Feira de Santana. O evento é gratuito e direcionado para públicos de todas as faixas etárias.
De acordo com a organização, trata-se da continuidade do ciclo de ensaios abertos que vinham acontecendo desde 2022, em parceria com o SESC.
A Orquestra Juvenil de Feira de Santana é a principal formação musical do Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana - Antônio Gasparini. Nesta formação, criada em 2014, estão os integrantes com maior nível de domínio musical, totalizando 45 crianças, adolescentes e jovens entre 9 e 21 anos. Já realizou diversas apresentações em teatros e auditórios da cidade, como também em municípios como Alagoinhas, Cachoeira, Catu e Amélia Rodrigues. Entre as principais apresentações já realizadas pela Orquestra Juvenil estão os eventos municipais "Natal Encantado" e "Vozes da Terra". A Orquestra de Iniciantes é integrada por crianças e adolescentes que estão em fase inicial de aprendizagem de instrumentos orquestrais.
Em atividade desde 2014, o Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana - Antônio Gasparini atende hoje cerca de 300 crianças, jovens e adolescentes promovendo a formação musical e pessoal dos integrantes através de atividades de prática coletiva da música. Ao longo dos oito anos de atuação na cidade, cerca de 500 alunos já foram beneficiados pelo programa e aproximadamente 16 mil pessoas já foram alcançadas através de práticas sociais, oficinas e apresentações.
SOBRE O NEOJIBA
Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) são exemplo inovador de política pública que alia, de forma pioneira na Bahia, as áreas da Cultura, da Educação e do Desenvolvimento Social. O programa foi criado em 2007 pelo pianista, educador, regente e gestor cultural Ricardo Castro e está vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. A gestão da iniciativa é realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM), fundado em 2008 para promover, incentivar e apoiar o desenvolvimento e a interação social pela prática musical coletiva.
Matéria postada em 17/05/2023
Foto l Anderson Moreira
