Setúval lança exposição para celebrar Dia da Poesia e do Poeta
Tendo em vista o Dia do Poeta e Dia Nacional da Poesia, comemorados, respectivamente, nas datas de 20 e 31 de outubro do corrente ano, sendo esta última a que celebra o aniversário do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, o poeta feirense Setúval realizará uma exposição no Museu Parque do Saber Dival Pitombo, em Feira de Santana, com lançamento nesta quarta-feira (19), às 19h, e segue até o dia 19 de novembro.
De acordo com o poeta, a exposição intitulada "A poesia que nos cabe!" tem como objetivo propiciar um espaço de visibilidade dos trabalhos poéticos do autor Setúval pelos transeuntes, bem como de interlocução das pessoas para refletirem sobre a beleza estética da escrita poética e das mensagens que podem estimular pelo interesse de envolvimento com a leitura desse gênero literário que tem uma grande importância na sensibilização humana.
Além disso, fazer movimentar o cenário poético autoral a partir de um representante literário da cidade que já vem legitimando um trabalho reconhecido na sociedade, nos meios de comunicação e nas redes sociais. Sendo assim, o Museu Parque do Saber se constitui em um espaço significativo de abertura cultural poética por onde circula basicamente todas as pessoas de faixas etárias e classes sociais diferentes, provenientes de espaços educativos formais e não formais, bem como de outros setores da sociedade, que vão poder ter a oportunidade de conhecer um artista local a partir de algumas de suas poesias e fragmentos de suas obras, desse modo, possibilitando um contato direto com a leitura através da escrita do autor.
Vale salientar que a exposição será realizada através de expositores e objetos com poesias e imagens gráficas do autor, e, também, com exibições audiovisuais de vídeos-poemas autorais declamados por Setúval, o qual tem acumulado uma larga experiência com apresentações em atividades culturais na área literária poética em municípios baianos, a exemplo de Feira de Santana, Mucugê, Juazeiro, Vitória da Conquista, Xique-Xique, Rafael Jambeiro, Euclides da Cunha, entre outros, como também nas capitais de Salvador e São Paulo. Os vídeos-poemas a serem apresentados são de boa qualidade técnica audiovisual, tendo sido produzidos e dirigidos pelo publicitário feirense Vinícius Rios da Ticuna Filme Produções. A exposição tem o apoio cultural da FUNTITEC (Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa) e Museu Parque do Saber Dival Pitombo.
Setúval é baiano de Pilão Arcado (nascido), Juazeiro (criado) e Feira de Santana (emancipado há 32 anos), biólogo, professor do ensino básico e superior, poeta, declamador, compositor e produtor cultural. Autor dos CDs Travessias Poéticas (2016) e Poemas Carnaubanos (2017) e dos livros Versos Reciclados (1998) e Bioversos, recriando a vida em poesia (2018). Ainda responde pelos saraus Versos e Melodias (2017), em parceria com o poeta e músico Dann Silveira; Fuxico Poético com a co-participação do músico e multi-instrumentista Mano Gavaza (desde 2017); Dois sertões em cantoria (2018) com o músico e compositor baiano Pedro Sampaio; Um Olhar para Alice (2018) com vários artistas feirenses; Costura Poética (2018) em parceria com músico e compositor baiano Gabriel Póvoas, e, o projeto literário Poesia In Vitro (desde 2019). Compositor das músicas Flor da Paixão (2017) em parceria com Dann Silveira, Surubim (2018); Nesse céu, nesse mar (2020); Mais tanto amor (2021) e Diga que sim (2022). Atualmente é apresentador do Programa Ô de Casa! no canal do YouTube.
Instagram: @francosetuval / @odecasa.setuval Canal Youtube: Programa Ô de Casa!