Exposição virtual “Memórias e cotidiano do Samba de Véio do Rodeadouro”



Em comemoração ao mês de aniversário da cidade de Juazeiro, acontece nesta quarta-feira (06), às 18h, o lançamento da exposição fotográfica virtual “Memórias e Cotidiano do Samba de Véio do Rodeadouro”, com fotografias de Yane Andrade e direção de projeto de Dalila Santos.


O Samba de Véio do Rodeadouro guarda a memória das tradições afro-brasileiras e indígenas da nossa região. A comunidade do Rodeadouro surgiu a partir da chegada de Alokê, negro africano escravizado que fugiu e iniciou uma comunidade à beira do rio São Francisco. Desde 2018 a comunidade do Rodeadouro é reconhecida como remanescente quilombola, com certificação pela Fundação Palmares, a segunda a receber o documento no município de Juazeiro. A riqueza cultural e imaterial desta comunidade ainda não é devidamente reconhecida, a comunidade necessita de políticas públicas que revitalizem e valorizem a vila, assim como as suas manifestações culturais.


O presente projeto tem como objetivo o registro visual sobre o Samba de Véio do Rodeadouro, mostrando a história e o cotidiano do grupo e das/dos suas/seus participantes. Nesse sentido, buscamos evidenciar o trabalho das mulheres na comunidade e no samba, dentre elas, Dona Ovídia Isabel de Sena: sambadeira e presidente da Associação Cultural Samba de Véio do Rodeadouro. A matriarca é um pilar na comunidade, com atuação social, política e cultural.


O projeto tem apoio financeiro do Prêmio Cultura na Palma da Mão, Programa Aldir Blanc Bahia, Secretaria de Cultura, Governo do Estado da Bahia, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo e Governo Federal.


SERVIÇO:

O quê: Exposição fotográfica virtual “Memórias e cotidiano do Samba de Véio do Rodeadouro”
Dia: 06/07/22
Horário: 18h
Acesso: http://www.exposambarodeadouro.com.br
Instagram: @expo_memoria_e_cotidiano
Contato: (71) 99190-3034 – Dalila Santos (idealizadora do projeto e assessora de imprensa)