MAM promove exibição gratuita de videodança, documentário e masterclass



Acontece neste sábado (30), às 10h30, no Cine MAM (Museu de Arte Moderna da Bahia), a exibição gratuita do videodança 'Dona Lina por Dona Lia' e do documentário sobre a exposição 'O Museu de Dona Lina'. Logo depois da exibição ocorre uma Masterclass, também gratuita, sobre esses dois produtos audiovisuais com o cineasta Pola Ribeiro, diretor do MAM-Bahia, que abordará também o cenário cinematográfico na Bahia.

O videodança ‘Dona Lina por Dona Lia’ é uma homenagem e foi inspirado em Lina Bo Bardi (1914-1992), arquiteta, cenógrafa e designer que foi a primeira diretora (1959-1964) do MAM-Bahia e autora/gerente do projeto de restauro (1963) do complexo arquitetônico do Solar do Unhão, originário do século XVII e tombado como Patrimônio do Brasil (1943). O vídeo mostra dançarinos em vários espaços do MAM, como a Capela, o Casarão e o Espaço Lina, com participação especial do cantor e compositor Gerônimo Santana.

A direção do videodança é de Lia Robatto e Pola Ribeiro, trilha sonora de Wilton Batata, coreografia e roteiro de Lia, montagem de Lucas Semente e fotografia de Lázaro Noia e Pepito Gonzalez. Os intérpretes/dançarinos são Luana Fulô, Sibele Bulcão, Simone Bonfim e Leonardo Luz.

DOCUMENTÁRIO – Já o documentário ‘O Museu de Dona Lina’ se debruça sobre a exposição de mesmo nome que ficou em cartaz no MAM, de agosto/2021 a fevereiro/2022, e atraiu mais de 70 mil visitantes. A mostra homenageou Lina Bo Bardi a partir de um diálogo entre obras de arte modernistas/contemporâneas e de arte popular. O documentário tem 50 minutos e também aborda o legado de Lina e sua relação com a Bahia, através de entrevistas com vários artistas e personalidades locais.

A exposição ‘O Museu de Dona Lina’ ainda está disponível na internet via link http://virtual.mam.ba.gov.br/, assim como, a ‘Galeria de Artistas e Obras’ no link http://www.mam.ba.gov.br/gallery/o-museu-de-dona-lina/. A exibição dos dois vídeos amanhã (30) conta com apoio do Circuito Saladearte. O evento é gratuito e voltado para os integrantes do 'Programa Monitores Amigos do MAM', mas é aberto a qualquer interessado.

Atualmente, o MAM está com a exposição ‘Encruzilhada’ (Casarão e Capela). O museu funciona de terça a domingo, das 13h às 18h, mas o Cine MAM e o Café Saladearte (http://saladearte.art.br/) ficam abertos todos os dias, das 12h às 22h. Acesse: www.mam.ba.gov.br, redes sociais (instagram e facebook) ou telefone (71) 31176132 e 31176139 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h). O MAM é um equipamento da Secretaria de Cultura/IPAC.


SERVIÇO
Cine MAM - Vídeos 'Dona Lina por Dona Lia' e 'O Museu de Dona Lina' + Masterclass
Quando: 30/04 (sábado) - 10h30
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)
Quanto: Gratuito

Foto: Isabel Gouvêa