Funceb celebra 52 anos levando arte e cultura para toda a Bahia


Com a frase “Cultura que atravessa o tempo”, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) celebrou seus 52 anos de existência na manhã de hoje (23), reunindo dirigentes, diretores, coordenadores e toda a equipe no pátio da sede, localizada no Canela, em Salvador. Alegria e abraços marcaram o encontro, que exaltou a satisfação em incentivar, criar, promover e inserir diversas expressões artísticas em sua diversidade e expressão para toda a Bahia.

A diretora geral da Funceb, Sara Prado, afirmou que “esse é um momento especial para que possamos nos ver, nos reunir e celebrar a importância de todo o trabalho realizado para desenvolver as artes, encontrando colegas e parceiros que se empenham para que os resultados aconteçam, mesmo com todas as demandas sobre políticas públicas”.

Gabriela Sanddyego, diretora da Diretoria das Artes da Funceb (Dirart), enfatizou que “comemorar o aniversário da Funceb, sua continuidade, passando por todos os desafios e contingenciamentos, mas se mantendo firme no propósito sendo a primeira instituição a fomentar as artes em todos os territórios de identidade do estado, é uma alegria enorme”.

Para a diretora da Dimas, Daiane Silva, “a Funceb é importante porque consegue abarcar todas as expressões e linguagens artísticas, além de dar apoio a toda a criação de audiovisual e equipamentos de exibições, garantindo o incentivo de todas as políticas públicas. Isso é muito enriquecedor para o estado”.

História

Criada em 1974, a entidade é vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Responsável pelos investimentos e recursos de todas as diretrizes artísticas no Estado, dentre os segmentos, estão: Diretoria das Artes (Dirart), que envolve artes visuais, literatura, música, dança, teatro e artes circenses; Diretoria de Audiovisual (Dimas), que apoia a criação realizada através da Cinemateca da Bahia; Centro de Formação em Artes (CFA), que envolve a Escola de Dança, Núcleo de Música, Curso de Teatro, Núcleo de Memória das Artes e de Estudos em Danças Afro-Brasileiras; e a Diretoria do Teatro Castro Alves, responsável pela Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), Sala do Coro, Centro Técnico e Concha Acústica.

Vida longa à Funceb!

FUNCEB
Publicação: 23.01.2026
Foto: André Souza