Festival Sonora Bahia com inscrições até este domingo (17) para artistas baianas


Compositoras de toda Bahia podem se inscrever para se apresentar nos eventos do Vale do Capão ou Ilhéus, entre 17 de setembro e 4 de outubro.

O Festival Internacional de Compositoras Sonora Bahia faz chamada para as últimas inscrições na edição deste ano. Para concorrer à uma das 8 vagas para se apresentar nos eventos da edição 2025, cantoras de repertório autoral podem acessar o formulário.

Serão selecionadas 8 compositoras, sendo 2 residentes na Chapada Diamantina, 2 no Litoral Sul e até 4 residentes em outros territórios da Bahia. As compositoras selecionadas se apresentam nas cidades de Ilhéus (19 e 20 de setembro) e do Vale do Capão (3 e 4 de outubro), além de, também participar da programação de atividades formativas do evento.

“O Sonora Bahia 2025 será muito especial, é o segundo ano que contamos com o apoio da Secult e conseguimos enxergar o crescimento do festival e o engajamento das mulheres compositoras dos territórios baianos. A cada ano o festival se fortalece nos territórios e mostra que a Bahia tem muita riqueza cultural para revelar. Esse ano teremos a femenagem a nossa ministra Margareth Menezes, que também é uma grande compositora, e estamos muito felizes em poder dar destaque à sua trajetória autoral. O line-up dos shows será um estouro com a apresentação de artistas experientes da cena baiana, tendo a possibilidade de troca e aprendizado com quem está se firmando agora na composição. Além dos shows, em 2025, serão promovidas atividades formativas que fortalecem o mercado e a profissionalização das artistas baianas”, explica Ive Farias, produtora do Sonora.

Este projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Sobre o Sonora

O Sonora Bahia integra um movimento que nasceu no Brasil, em 2016, e se espalhou por diversos países para visibilizar a produção de mulheres compositoras (também produtoras e técnicas) no cenário musical. Conectando 3 territórios baianos (Litoral Sul, Metropolitana, Chapada Diamantina) o Festival promove shows de compositoras iniciantes e experientes, palcos abertos e, oficinas e rodas de conversas para estudantes e mulheres, e muito mais. Em mais de 12 edições (em Ilhéus, Itacaré, Serra Grande, Salvador e no Vale do Capão) reuniu centenas de compositoras apresentando música autoral em diferentes estilos e ritmos.

Instagram @sonorabahia
Beatriz Almeida
Publicado em 16.08.2025