Academia de música da Bahia lança podcast sobre música Afro-baiana
A Academia de música da Bahia lança o podcast “Afrocast”, em seu primeiro volume, o projeto terá no total cinco episódios com tempo de aproximadamente 10 a 15 minutos cada. A iniciativa vai ao ar entre quarta-feira (6) e domingo (10) no YouTube, sendo um episódio por dia, sempre às 20h. O Podcast é voltado para músicos de qualquer parte do país, instrumentistas e aberto a interessados em geral.
Criado e apresentado pelo músico, pesquisador e produtor fonográfico musical premiado Gerson Silva, o projeto mostra informações sobre música Afro-baiana, em especial a música percussiva, onde serão apresentadas características sonoras, elementos rítmicos, aspectos da música sacra e profana, células rítmicas, variações de ritmos como Ijexá, Samba afro, Samba-reggae, entre outros.
A música gerada por matrizes africanas na Bahia é responsável pelo destaque que a mesma teve – e tem – no cenário nacional e internacional.
Efusiva, cheia de nuances e criativa, música gerada por matrizes africanas na Bahia traz importantíssimos elementos rítmicos e estéticos como os contidos no Ijexá, Samba Afro, Samba-Reggae, Pagode baiano e ou /Groove arrastado e tantos outros que nascem dessas fusões rítmicas originadas dos toques ancestrais do rum, rumpi e lé e dos outros tantos instrumentos percussivos criados a partir dessa sonoridade base.
Dando como exemplo fusões de elementos melódicos e harmônicos presentes na música baiana, a partir principalmente de suas produções como side man, diretor musical e arranjador de nomes dos mais variados da música brasileira, Gerson Silva mostra, de forma didática e leve em 5 episódios de cerca de 10 a 15 minutos cada , os seguintes temas em episódios : Ep.1 - Ijexá , Samba Afro ; Ep. 2 - Reggae do Olodum Samba Merengue do Olodum ; Ep.3 - Xote Olodum , Avenida; Ep.4 - Charminho , Pixote; Ep.5 -Tamanquinho, Samba duro da Timbalada , Groove Arrastado.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Prêmio Cultura na Palma da Mão – A convocatória foi elaborada para a execução dos recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc, redirecionados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. É voltado para iniciativas culturais das categorias Difusão Artística; Culturas Periféricas; Culturas Rurais; Memória e Tradições; Cultura LGBTQIA+, que devem utilizar as redes sociais ou plataformas de streaming para realização das propostas.
Serviço
AfroCast
Quando: 6 a 10 de Abril às 20h