Das antigas: Podcast resgata manifestações culturais a partir da narrativa da juventude



Destacando a cultura e os saberes locais da comunidade negra na região de Praia do Forte, o programa de Podcast “Das Antigas - memórias de Açuzinho a partir das narrativas e vivências da juventude” é lançado nesta terça-feira (13) em todas as plataformas de áudio digitais. Serão ao todo 06 episódios. O projeto nasce para promover a audiência da juventude, a partir de registros inéditos das memórias e narrativas de uma comunidade, em Mata de São João. 

 

O Podcast tem como objetivo compor um acervo de memória a respeito da comunidade de Açuzinho, tomando como base as suas expressões culturais propriamente performadas durante os festejos do Carnaval. Nesta primeira temporada, os episódios são marcados por memórias a respeito da manifestação cultural conhecida como “Carnaval de Caretas” e do bloco fundado em 2016, “As Chavosas”, que tem uma das organizadoras a apresentadora do projeto Amanda Priscila. 

 

O programa é apresentado pela agitadora cultural, Amanda Priscila, que antes da Pandemia causada pelo Covid-19 em todo o mundo, articulava um grupo grande de pessoas interessadas e engajadas no processo de construções de espaços culturais, em lugares da cidade que são usualmente deixados de “fora” dos circuitos de políticas públicas de fomento e difusão cultural da juventude negra e LGBTQIA+ do Estado da Bahia. 

 

Este Podcasté o primeiro registro da memória de formação e vida cotidiana da comunidade de Açuzinho e traz o registro da construção da comunidade, a partir das vozesde seus moradores.O programa se destina, primeiramente, à própria comunidade, valorizando as manifestações artísticas populares da comunidade, como os blocos, folguedos e os caretas. 

 

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 

 

Programa Aldir Blanc Bahia - Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são: a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.   

 

 

Ficha Técnica

 

Apresentando: Amanda Priscila 

Participantes convidados: Esmeralda Araujo S.dos Santos, Gersivaldo Queiroz Santos, Robson Miranda, Ana Licia, Alicia Matos, Cauã Novais Fernandes. 

Concepção do projeto e Roteiro: Urânia Munzanzu 

Produção e Comunicação: Rubian Melo 

Edição e Montagem: Leonardo Veiga 

Designer Gráfico: Diego Barbos