Quadrilha Junina Arraiá Bela-Flor lança o vídeo documental “Tudo que leva consigo um nome”
O projeto "Assim não ganha não", da quadrilha Junina Arraiá Bela-Flor, consiste na montagem do vídeo documental "Tudo que leva consigo um nome", que tem o objetivo de celebrar os 50 anos do grupo através de relatos de alguns personagens que marcaram a sua história. O lançamento será no canal do YouTube do grupo e no Instagram @juninabelaflor, no próximo domingo, 20 de junho, às 18h.
No vídeo, a quadrilha ainda apresenta coreografias exclusivas filmadas pelas ruas do seu distrito, que leva o mesmo nome da Junina (Bela-Flor) proporcionando que, além da sua história, o público conheça também os cenários nos quais essa tradição vem sendo mantida ao longo de três gerações.
Com este trabalho, a Junina Bela-Flor busca resgatar suas memórias afetivas e a alegria dos quadrilheiros que estão longe dos arraiás devido à pandemia do novo coronavírus.
O projeto agrega oito depoimentos, danças exclusivas produzidas pelo coreógrafo Danilo Carvalho, com a participação de 17 brincantes sob direção de Leandro Santolli. A montagem conta ainda com figurinos novos que fazem referência aos trajes juninos mais tradicionais, confeccionados pelas costureiras Maria Nailza, Maria Jocelia e Maria Ivanice, todas moradoras da comunidade.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Programa Aldir Blanc Bahia - Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são: a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios. O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.
Serviço
Quadrilha Junina Arraiá Bela-Flor - Projeto Assim não ganha não - VIDEO DOCUMENTAL: TUDO QUE LEVA CONSIGO UM NOME
Lançamento: 20/06 (domingo), às 18h
Onde: Canal do YouTube Junina Arraiá Bela Flor e no Instagram @juninabelaflor